sexta-feira, 29 de junho de 2012

BURACO QUE NÃO FECHA E ALGAS QUE TEIMAM EM VOLTAR

Esquecendo um pouco das desventuras de Eike Batista, volto a elementos mais simplórios da minha existência cotidiana. Como centenas de famílias que estão vendo de camarote as intermináveis obras do programado municipal rotulado "Bairro Legal", eu testo a minha paciência diariamente para executar tarefas bem básicas da vida humana, tais como entrar e sair de casa e, pasmem tomar banho.

Quero aproveitar para louvar o esforço e a educação dos operários que, além de executar suas duras tarefas, ainda têm de aturar o mau humor e o cansaço dos moradores. Mas é preciso dizer que estes trabalhadores são de um educação impressionante e se sentem literalmente envergonhados com tantas idas e vindas do andamento das obras, as quais alguns deles candidamente classificam como "uma verdadeira bagunça". Pudera, mais de 4 meses e três empreiteiras depois, o buraco que foi aberto na frente da minha casa é aberto, fechado, reaberto, fechado de novo, apenas para ser reaberto de novo!


Mas para quem pensa que as agruras dos moradores do trecho entre a Rua Riachuelo e a Rua dos Goytacazes para por ai está enganado. Ontem ao chegar de mais um dia de labuta deparei-me com um problema recorrente: falta de água! Depois de tomar banho de mangueira, esperei a manhã chegar para ver a água voltava a pingar na caixa d´àgua e, surpresa das supresas, isto não aconteceu. Assim convoquei a pessoa que havia me ajudado a resolver o problema da última vez e ele rapidamente compareceu para me socorrer.

Ao abrirmos a caixa d´àgua notamos que o problema era o entupimento do sistema que controla a vazão da água para o interior do reservatório. Após verificar isto, desmontamos o mecanismo e encontramos a causa do entupimento: cianobactérias! Sim, as pequenas colonias de algas haviam bloqueado a válvula e bastou limpar a peça para que a água voltasse timidamente a gotejar, alimentando a minha esperança de que hoje terei banho com água quente.


Como essas cianobactérias já foram identificadas por pesquisadores da UENF como potencialmente tóxicas e que liberam substâncias causadores de câncer, eu fico imaginando porque o problema ainda continua sendo solução. Me parece óbvio que a concessionária "Águas do Paraíba" deveria estar acompanhando estas obras com olhos de lince já que nós, seus clientes, fazemos por merecer não apenas que não haja interrupção do abastecimento, mas principalmente que não haja qualquer tipo de contaminação na água que nos é servida. Mas o fato é que o oposto está ocorrendo. 

Alguma alma boa poderia dizer que este acompanhamento caberia à Prefeitura de Campos, responsável pela obra e pela concessão outorgada à Àguas do Paraíba. Mas afora uma rápida visita ao local pela prefeita Rosinha Garotinho no dia 07 de Maio de 2012, a ausência de fiscalização pela Prefeitura é visível!

Enfim, pobre população de uma cidade rica. Estamos literalmente à mercê do imponderável!