domingo, 10 de março de 2013

Só falta escrever "Eikelândia" no novo mapa de uso do solo de São João da Barra


Como sou geógrafo e tenho um doutorado em Planejamento Regional, eu me acostumei a visualizar mapas não como coisas neutras, mas como expressão direta dos interesses dos poderosos. Aliás, comecei a visualizar mapas desta forma desde que li ainda na graduação o livro de Yves Lacoste intitulado "A GEOGRAFIA ISSO SERVE, EM PRIMEIRO LUGAR, PARA FAZER A GUERRA.". Nesta obra, Lacoste fala de como existem "mapas" e "mapas", sendo que os mapas que interessam estão trancafiados, longe dos olhos da maioria do povo.

Agora,graças ao blog do Prof. Roberto Moraes (Aqui!) temos acesso ao mapa que sintetiza a proposta de modificação do Plano Diretor Municipal de São João da Barra. Como concordo com a análise feita pelo Prof. Roberto Moraes, vou me ater ao mapa em si que segue abaixo:


Para mim salta aos olhos o fato de que não apenas o novo mapa ratifica o hoje inverossímil Distrito Industrial de São João da Barra, mas como o expande de forma objetiva. Além disso, existem tantas áreas especiais que de exceção nos zoneamentos, elas se tornam quase regra. Além disso, é peculiar para mim que uma parte significativa do município de São João da Barra permaneça sem qualquer zoneamento. Sabe-se lá o que está se planejado para as áreas que aparentemente estão esquecidas na atual versão do mapa de uso. Será que depois dessa reforma, ainda teremos outras surpresas? Bom, pelo que está mostrado no atual mapa, pode-se logo mudar o nome do município para Eikelândia..... fácil, fácil!

Como o mentor nominado desse mapa é o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, ainda que sob os auspícios do Grupo EBX, eu vejo aqui uma ponta de fina ironia. Como paranaense que sou, sei que Jaime Lerner hoje não teria como propor muitos mapas dessa natureza no nosso estado. Aliás, a maioria do povo paranaense tem péssima lembrança do último governo Lerner, tanto que hoje ele não concorre nem a síndico de prédio nas terras roxas paranaenses. Mas a ironia fica por conta do fato de que ao contrário de Lerner, tenho andado bastante pelas terras de São João da Barra, e sei que essas pseudo-audiências públicas nada terão de democráticas, e estão destinadas apenas a dar um verniz democrático a um mapa que sabe-se lá como o ex-governador do Paraná produziu. Isto é, se foi ele mesmo produziu ou está apenas assinando. 

Para quem quiser saber mais sobre mapas e a forma com que são fabricadas para servir sempre o interesse dos poderosos de plantão, eu sugiro a leitura do livro "How to lie with maps" de Mark Monmonier.